Pular para o conteúdo principal

Lua vendida

As fases da lua foram vendidas uma a uma a preço de alforjes velhos. Quem comprou imaginou fazer bom negócio. Quem vendeu sorriu até o dia amanhecer, fitando o sol em luminosidade desafiadora. Aquela noite estava perfeita, com suas tochas, fogueiras, sacrifícios e lobos uivantes. Ninguém duvidou que os deuses iluminariam a festa ditosa. Ninguém imaginou que por detrás de uma grande pedra um forasteiro observava a maldita cerimônia. Perguntava-se qual a utilidade de um rei ser dono de fases de luas.
Observava com os músculos inertes. Mulheres de corpos fantasmagóricos bailavam ao redor de fogueiras enormes. Uma era a mais bela de todas, com cabelos que se arrastavam até o chão. O som dos tambores era desafiador. Não podia ficar ali parado. Um lobo de pelagem escura assoprou em seu ouvido que era para chegar mais perto da festa. Em meia a tanta balbúrdia que diferença faria um homem a mais ou a menos. Era arriscado se aproximar, era irresistível a música.
O lobo desapareceu. O forasteiro de pé, sem pedra como escudo, resolveu se aproximar da cerimônia. Não trocaria palavra com ninguém. Tentaria chegar o mais próximo possível da dançarina misteriosa. Todos já estavam bêbados, loucos, felizes, inebriados de sonhos e pesadelos. Ninguém percebeu sua pele de forasteiro, seus sapatos de forasteiro, seu cabelo de forasteiro, seu cheiro de viajante forasteiro.
Que as quatro fases da lua vendida protejam a atitude do forasteiro. Já estava bem perto da fogueira, das dançarinas. Um calor muito forte causava a sensação de que a pele de todo o corpo se enrugava. Ele estava certo do que queria. Com um salto de guepardo, agarrou a presa que não teve tempo de gritar. As demais da mesma espécie saíram em disparada. Os homens bêbados de vinhos azedos e desejos sórdidos não fizeram nada. A vítima se entregou por não poder mais se defender. Todos presenciaram o ato. O corpo e a enorme cabeleira da dançarina etérea cairam próximos ao fogo. Satisfeito de provar da caça o homem estranho se afastou da multidão perplexa. Voltará à sua estrada, à sua jornada de observação. Contará o que viu aos reis vizinhos. Tramará novos planos e ambições.
Mais um corpo será jogado na fogueira em sacrifício às quatro fases da lua vendida. Somente elas protegem o que resta de almas embriagadas. Amanhã o sol terá seu preço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sapatos molhados

  Tirou os sapatos molhados e os colocou debaixo cama. O calor dos pesadelos diários os secaria. Talvez um banho quente fizesse diferença. Mas ouvir os trovões que continuavam era um alento. Abafavam os gritos que vinham de dentro. Quando o trem passou cortando a tarde nublada, não imaginava que a tarde seria de tormentas. Molharia os pés ao atravessar a rua. E continuaria com eles molhados até dar o primeiro espirro. E junto com ele a lembrança. Ele a viu na janela em frente ao semáforo enquanto cruzava a via. O olhar dela se desfez para o lado, em fuga. Ainda pensou em esboçar um cumprimento, mas ela foi inteiramente fuga. Rebobinou todos os acontecimentos anteriores dos últimos anos. Conhecera-a na escola. Tinha cabelos longos castanhos e voz um pouco grave, que acrescentava razão a tudo o que dizia. Ele, calado, sempre concordava. Vivia dizendo a ela que um dia correria atrás de um trem para alcançar o último vagão e nele viajar. Ela sorria sem entender as loucuras dele. Eram b...

Mesmíssimo

  Ama-se o domingo de manhã O sol desbotado  O avental verde respingado  Um pouco queimado  Da rotina arrastada Ama-se o tempo repetitivo De cada mesmíssima coisa do primeiro dia Da semana  Domingo Ama-se  O cheiro do limão fresco A folhinha perdida no sábado O avental verde ainda queimado O tempo frio que pede o não fazer nada Ama-se.

Chegada de inverno

Lá estava o senhor, sentando na varanda da casa de repouso, em uma velha cadeira, preocupado com duas toalhas pequenas que secavam na grade que cercava o espaço. Em um banco, mais à esquerda, outro senhor encolhido escutava bolero, vindo de um mini system das antigas. Eles congelavam na sombra, enquanto eu, visitante rápida do espaço, esquentava meu moletom vermelho, sentada em um banco de concreto no pátio, debaixo de um magro sol de junho. O senhor, de olho nas toalhas, tinha o braço esquerdo esquecido, pendurado no corpo. Arrastava a perna esquerda também ao andar. Metade do corpo paralisada o fazia se mexer em passos minúsculos para conferir se as toalhinhas estavam secas. Ajeitou a calça de tactel verde e se sentou. Puxou o braço esquerdo, com a mão direita, para frente da barriga e verificou as horas, devolvendo o braço para a posição caída, como se fosse de cera. Segundos depois, também conferi o meu, mas sem movimentos lentos. Eram três e trinta e cinco da tarde, dentro de um ...